24 de agosto de 2015

Resenha: Battle Royale - Koushun Takami


          Sinopse:
         Battle Royale é um thriller de alta octanagem sobre violência juvenil em um mundo distópico, além de ser um dos best-sellers japoneses e mais polêmico entre os romances. Como parte de um programa implacável pelo governo totalitário, os alunos do nono ano são levados para uma pequena ilha isolada e recebem um mapa, comida e várias armas. Forçados a usarem coleiras especiais, que explodem quando eles quebram uma regra, eles devem lutar entre si por três dias até que apenas um "vencedor" sobreviva. O jogo de eliminação se torna a principal atração televisiva de reality shows. Esse clássico japonês é uma alegoria potente do que significa ser jovem e sobreviver no mundo de hoje. O primeiro romance do jornalista Koushun Takami, tornou-se um filme ainda mais notório pelo diretor de 70 anos de idade, Kinji Fukusaku.

         Resenha:
         A história de Battle Royale é rica e incrível. O mundo criado é simplesmente fantástico. Em um país que é controlado por uma ditadura, um cruel jogo é feito. Todo o ano uma turma de estudantes é escolhida aleatoriamente para participar de um "treinamento de segurança" do governo. Eles são largados em uma ilha, também escolhida aleatoriamente, e tem de lutar até a morte entre si. Apenas um pode ser o vencedor. Apenas um pode sair vivo. Se nenhuma pessoa morrer em 24 horas uma coleira, posta no pescoço de cada estudante, explode e todos morrem. 

         Optei por não falar dos personagens, pois tem MUITOS deles. Então esse é um resumo básico. 
Para os que curtem anime e mangá, acredito que irão gostar do livro. Definitivamente tem "estilo japonês" e tem o mesmo plot de Btoom e Mirai Nikki. Para os que não sabem o que diabos é isso, apenas ignorem.

          Estava esperando mais ação, achei que seria uma coisa de todos contra todos, porém o livro me surpreendeu. As lutas giram basicamente em torno de pequenos confrontos e alguns massacres. Ele inicia  um pouco lento, porém gradualmente te envolve, te leva lentamente pelo clímax da história e então tem um final surpreendente... Ou não tão surpreendente assim. Mas me impressionou, apesar de não gostar muito desse estilo de livro eu, realmente, gostei de ter lido ele.



~ Natsume Reiko

Nenhum comentário:

Postar um comentário